Aconteceu nesta quinta-feira (28), em Teresina (PI), a reunião Ampliada do Núcleo Executivo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM). Entre os pontos de pauta de discussão estavam às finanças da FENAM, os investimentos em infraestrutura na sede, a conjuntura política nacional e a avaliação dos eventos da Assessoria Jurídica e da Assessoria de Comunicação.

 

Quanto à avaliação de finanças, o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, apresentou um balanço sobre da arrecadação de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2013. “Houve aumento na arrecadação em quase todos os sindicatos, com exceção da inadimplência dos sindicatos dos médicos de São Paulo, Pernambuco e Pará. No saldo final, foi arrecadado a menos neste período R$ 271,9 mil”, avaliou. Neste ponto, o grupo sugeriu equilíbrio nas prioridades para continuar a realização das ações e reuniões um pouco mais espaçadas.

 

Mesmo diante da pequena queda na arrecadação, o grupo decidiu investir em infraestrutura na sede para otimização dos serviços administrativos. Foi aprovado, na ocasião, as despesas necessárias  para ampliação do serviço de internet, a compra de servidor para armazenamento de informações e a aquisição de software para cruzamento de dados que visam à transparência e garantir mais agilidade nos serviços da tesouraria, que hoje são feitos manualmente.

 

Foi discutido também as implicações nas mudanças no SuperSimples. O grupo concordou que é preciso uma avaliação técnica do assunto para formação e instrução dos líderes sindicais. Além disso, foi reforçada a importância da filiação dos sindicatos médicos à CNTU e a participação na Confemel.

 

Foi definida ainda a realização do Conselho Deliberativo da FENAM para homologação dos cargos na diretoria que estão vacantes e estudos de reforma estatutária. “O que nós queremos é adequar ao máximo o nosso estatuto ao que prevê a Lei”, reforçou o presidente da FENAM.