FENAM realiza Encontro de Comunicação com sindicatos
O Encontro de Comunicação da FENAM reuniu jornalistas e diretores de 19 sindicatos em Brasília, na última sexta-feira (15), para debaterem os desafios enfrentados e as ferramentas utilizadas para levar aos médicos as notícias que interessam à categoria.
A iniciativa teve como objetivo aproximar as equipes de comunicação das entidades regionais da equipe de comunicação da FENAM, para juntas desenvolverem estratégias mais eficientes para levar aos médicos e à sociedade as informações a respeito das lutas da categoria e que efeitos elas trazem para todos.
O evento foi aberto pelo presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, que destacou a necessidade de se mudar o modelo de comunicação e a necessidade de interação. “Nós queremos que vocês se familiarizem com a FENAM. Ela está aqui para assessorá-los”, disse.
A coordenadora de comunicação da FENAM, Valéria Amaral, apresentou aos convidados as ferramentas que a Federação utiliza para alcançar os médicos e a sociedade, bem como as estatísticas de cada uma delas. A coordenadora abordou também a importância e o efeito da expansão da estrutura de comunicação da FENAM, que há um ano contava com apenas uma jornalista e que hoje conta com quatro profissionais.
Após a apresentação das ferramentas utilizadas pela FENAM, os jornalistas dos sindicatos puderam falar sobre o trabalho de cada um em suas áreas de atuação e a região em que trabalham. A maioria reconheceu a importância das redes sociais como veículo de divulgação de conteúdo, mas pôde ser observado também, que as estruturas de comunicação são bastante heterogêneas segundo a região do país. Parte dos sindicatos que não enviaram representante ao encontro admitiram que a sua ausência se devia ao fato de ainda não terem um jornalista profissional em seus quadros.
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SINMEDRJ), Jorge Darze, destacou a importância da comunicação, não só como ferramenta de troca de informações, mas principalmente como instrumento de trabalho para que a classe médica alcance seus objetivos políticos e sociais.
O diretor do Sindicato dos Médicos de Santo André e Região, Alexandre Buzaid, destacou a importância de a comunicação dos sindicatos divulgarem as ações e agradeceu “a presença de todos os presentes, pelo esforço para participarem do evento”.
O evento contou ainda com a participação do diretor de Mídias Sociais na Agência Isobar Brasil, Nelson Leoni, que ministrou palestra com o tema: Marketing nas redes sociais: como dar visibilidade à instituição. Após a exposição, Leoni respondeu a perguntas dos jornalistas e diretores e avaliou que “o médico não segue o sindicato porque não tem informação”.
O presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, Ernani Galvão, afirmou que “quando a FENAM fez o convite eu pensei: Tá aqui o memento”, ao explicar a importância de participar do Encontro.
Como resultado, ficou definida a criação de uma rede de comunicação ativa entre as equipes de comunicação da FENAM e as dos sindicatos e também foi definido que no portal da Federação haverá um espaço mais dinâmico para a divulgação das notícias enviadas pelos jornalistas dos sindicatos.
O diretor jurídico do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (SIMES) e membro da CAP FENAM, Eglif de Negreiros Filho, ressaltou a importância da iniciativa e avaliou que “o setor jurídico é o coração de um sindicato, mas a sua alma é a comunicação”