Após consultas aos sindicatos de base e lideranças médicas, foram sugeridos nesta quinta-feira (07), durante reunião em Brasília, os nomes para ocupar os cargos da diretoria da Federação Nacional dos Médicos (FENAM). As indicações serão homologadas no próximo Conselho Deliberativo (data a ser definida), uma das instâncias previstas no Estatuto da FENAM para este tipo de mudança.

Os novos diretores indicados assumem o compromisso de fortalecer a luta da FENAM e a unidade do movimento médico. De acordo com o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, os novos diretores foram cuidadosamente selecionados e compõe um grupo homogêneo, voltado para a defesa dos interesses dos médicos.

 

A maioria dos nomes escolhidos já compõe comissões da FENAM, como a Comissão de Ética, de Crise e de Assuntos Políticos, além de já ocuparem cargos de diretores dentro da FENAM. O grupo possui vasta experiência na administração dos sindicatos de base e terão a oportunidade de contribuir em cargos dentro da instituição.

 

Os nomes indicados para os cargos são:
 
Secretário-geral - José Tarcísio da Fonseca Dias (antes ocupava o cargo de 1º secretário e é membro da Comissão de Ética da FENAM)
 
1º Secretário – Marlonei dos Santos (membro da Comissão de Ética da FENAM e presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul. Formada em 1976 em clínica médica, possui especialização em Medicina Legal e medicina do Tráfego. Atua na FENAM desde 1991.
 
Secretário de Finanças - Mario Antônio Ferrari (antes ocupava o cargo de diretor de Finanças. É psiquiatria desde 1979, também atua há vinte anos como dirigente no Sindicato dos Médicos do Paraná)
 
Secretária de Formação e Relações Sindicais - Lúcia Maria dos Santos (antes diretora de Formação e Relações Sindicais, formada em ginecologia obstetrícia em 1991, especializada em citopatologia, mestre em Ciências da Saúde e pós-graduada em Medicina do Trabalho. Está há 17 anos em atividades nas entidades médicas. Também presidente do SIMEPI)
 
Secretário de Formação Profissional e Residência Médica - Antônio José dos Santos (antes ocupava o cargo de diretor de Formação Profissional e Residência Médica. Também participa ativamente da CAP FENAM e é pediatra há 43 anos, formado pela 2ª turma da UnB. Atua na FENAM há 12 anos e também é diretor do Sindimédico/DF)
 
Secretário de Benefícios e Previdência – Mário Vianna (membro da Comissão de Crise da FENAM e presidente do SIMEAM. É formado há 33 anos em cirurgia-geral, com especialização em ginecologia obstetrícia, Medicina do Trabalho e Medicina Legal. Atua no meio sindical desde 2007. 
 
Diretores adjuntos
 
Diretor de Finanças – José Maria Pontes (presidente do SIMEC e membro da Comissão de Crise da FENAM)
 
Diretor de Assuntos Jurídicos – Eglif Negreiros Filho (membro atuante da CAP FENAM. É médico especializado em gastrologia há 40 anos, e também especializado em Medicina do Trabalho. Sindicalista atuante no SIMES, como diretor jurídico).
 
Diretor de Comunicação – Jorge Darze (membro da Comissão de Crise da FENAM. Há 40 anos é formado em ginecologia obstetrícia e atua no meio sindical desde a década de 90. Atualmente também é presidente do Sinmed/RJ)
 
Diretora de Formação e Relações Sindicais - Francisco Magalhães (56 anos de idade e 29 anos de formado em gineco-obstetra. Atualmente é presidente do Sindimed/BA)
 
Diretor de Formação Profissional e Residência Médica – Jorge Luiz do Amaral (dr. Bigú) – Formado em 1976 pela Federal do RJ, há 41 anos trabalha na Santa Casa de Misericórdia do RJ, além de lecionar na Universidade Gama Filho e na Faculdade Souza Marques. Acumula 40 anos de atuação sindical na FENAM.
 
Diretor de Relações Trabalhistas – Antônio Geraldo da Silva (psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
 
Diretor de Benefícios e Previdência – Reinaldo Menezes
 
Diretor de Saúde Suplementar – Alexandre Buzaid (membro da Comissão de Ética da FENAM e diretor do Sindicato dos Médicos de Santo André e Região)
 
Diretora de Direitos Humanos – Ernani Galvão (presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo.  É pediatra e médico comunitário desde 1984. Está há 20 anos na luta sindical.
 
 
Conselho Fiscal
 
T2 – Patrícia Sischar – (médica atuante no SIMEAM)