Atendimento ao Fusex continua suspenso
Suspenso desde o último dia 9 de outubro, o atendimento aos beneficiários do plano de saúde Fusex só deve acabar quando o convênio oferecer uma resposta à sugestão de reajuste em consultas e outros procedimentos oferecida pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI) e pela Comissão Estadual de Honorários Médicos.
Ao contrário de outros planos em atividade no estado, que já entraram em acordo com a categoria médica, o Fusex permanece inerte nas negociações. O presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos, Emmanuel Fontes, esclarece que os valores repassados pelo convênio estão defasados e, a exemplo do que vem ocorrendo com todas as operadoras, a intenção é adequá-los à Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHMP). Assim, seguindo a decisão obtida em assembléia geral, somente os casos de urgência e emergência serão atendidos. Emmanuel Fontes ressalta que os médicos e diretores clínicos que descumprirem a paralisação são passíveis de denúncia pela Comissão, por infringirem o Código de Ética Médica.
A implantação plena da CBHPM é uma luta constante do Sindicato dos Médicos do Piauí, no sentido de valorizar o trabalho do profissional da Medicina por meio de uma remuneração justa. Até o momento já foram firmados acordos com os planos Unimed, Humana Saúde, Intermed, Geap, Medplan, Atendemed, Hapvida, Assefaz, Camed, Capesaúde, Cassi, Correiossaúde, Conab, Embratel, Fachesf, Fassincra, Fundabem, Saúdecaixa, Petrobrás, Planassiste, Unafisco e IPMT.