Palestrantes das maiores redes hospitalares do Brasil presentes no I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde
Tendo em vista a alta complexidade do ambiente de gestão na saúde pública e particular, as empresas do setor, hospitais, clínicas, entre outros, precisam buscar se profissionalizar e cada vez mais buscar atrelar novos conhecimentos, de forma a otimizar os serviços prestados. Com realização do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina, Unimed Teresina e Secretaria de Saúde do Piauí – Sesapi, com apoio de várias entidade, como o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI, gestores e profissionais de várias áreas da saúde e estudantes ganham pela primeira vez um evento totalmente voltado para este assunto, o I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde, de 07 a 09 de novembro, no Blue Tree Rio Poty Hotel. O evento tem como objetivo principal levar novos conhecimentos e mecanismos para melhoria em gestão na área de saúde, de forma a otimizar os serviços prestados e facilitar o acesso da população.A realização é da empresa Gestão Saúde.
O coordenador do seminário, médico Valdeci Carvalho, de Teresina, destacou que a cada dia surgem demandas crescentes, principalmente devido aos usuários dos serviços, que cada vez tem sido mais exigente e consciente. “Com isso, é preciso uma mudança de postura em busca de maior conhecimento da gestão de saúde no Piauí. Além disso, os avanços tecnológicos são crescentes e é preciso ter conhecimento dessas demandas, avaliando também seu custo-benefício, já que os investimentos nesse setor são altos”, destacou.
Valdeci Carvalho acentua outro ponto importante com relação a empresas de saúde que não conseguiram se firmar, como as familiares. “Esses temas serão tratados com gestores do mais alto gabarito e oriundos dos grandes centros de referência do país, onde o tema gestão em saúde tem avançado muito. Temos que avaliar uma série de questões, como a regulação, conhecimento, administração e atualização e por isso teremos um temário grande que, certamente, irá agregar e transferir importantes experiências para os participantes”, acrescentou.
O evento já tem confirmada a presença de profissionais de grandes centros de saúde do país, como o Dr. Gonzalo Vecina Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês (São Paulo) e mestre e docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, já tendo sido diretor presidente da ANVISA (1999 a 2000) e Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (2003/2004). Outro nome confirmado é o Dr. Dr. Guilherme Villa, diretor médico da Rede D’Or, a maior operadora independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.
O médico Guilherme Barcelos também está no rol dos convidados para falar no I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde. Foi pioneiro em promover o modelo de Medicina Hospitalar no Brasil, organizando os primeiros eventos que apresentaram o médico hospitalista nacionalmente. Atualmente é um dos coordenadores da International Hospitalists Section/SHM, além de médico do programa de Gestão da Qualidade e da Informação em Saúde-Qualis do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Outro palestrante confirmado é do Dr. Miguel Kfouri, desembargador, mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Católica do Paraná (1994) e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2005). É membro Titular da Academia Paranaense de Letras Jurídicas; autor das obras jurídicas: “Responsabilidade Civil do Médico”, “Culpa Médica e Ônus da Prova” e “Responsabilidade Civil dos Hospitais”. Também confirmado o Dr. Antonio Carlos Lira, especialista em Administração Hospitalar e em Serviços de Saúde (USP); doutor em Informática Médica (USP) e pós-doutor em Ciências Econômicas e Sociais da Saúde pela Universidade de Paris VII. Entre outros títulos e experiências importantes, Lira é atualmente diretor técnico e de tecnologia do Hospital Sírio Libanês.
As inscrições podem ser feitas no site http://www.seminariogestaosaude.com.br/. Informações: (86) 3221-0101.