A ideia é não deixar tudo para última hora e não correr riscos de errar, você já pode começar a reunir a papelada para não se esquecer de nenhum detalhe no momento de acertar as contas com o leão.

 

O prazo de entrega do documento vai de 1º de março a 30 de abril de 2013. Algumas dicas:

 

O contribuinte tem que ter em mãos o comprovante de rendimentos, fornecido pela empresa onde trabalha, também tem que ter o informe de rendimentos enviados pelos bancos onde ele tem contas e aplicações.

 

O prazo para que os bancos e as empresas entreguem os documentos é o final de fevereiro. Se o contribuinte não recebeu, deverá cobrá-los.

 

O IR do ano passado é importante para que o contribuinte não se esqueça de declarar nenhum bem. Além disso, se o contribuinte paga a previdência privada, tem ações na bolsa de valores ou outro tipo de aplicação financeira, também precisa estar com os documentos em mãos para declarar.

 

A declaração do IR pode ser feita de duas formas: simplificada ou completa. Esta última exige que o contribuinte desconte despesas dedutíveis e só vale a pena se ele tiver muitos gastos. O modelo simplificado deduz 20% dos rendimentos que o contribuinte teve.

 

Guarde o comprovante de compra ou venda de um carro, recibos médicos, do dentista, do pagamento da empregada doméstica, enfim, toda movimentação financeira feita. Se tiver dependentes também guarde as despesas com instrução e saúde.

 

Vale lembrar que o Sindicato dos Médicos presta Assessoria Contábil, e está à disposição para fazer sua declaração de imposto renda 2013 de forma gratuita para médicos sindicalizados.

 

Venha ou entre em contato conosco: (86) 3221-5624