Em Teresina haverá aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, medição de circunferência abdominal, peso, altura e MC, além de distribuição de folhetos informativos e orientações. A ação será às 16h30 na Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes.
Em todas as Unidades Básicas de Saúde dos 5.565 municípios brasileiros serão realizadas atividades ligadas ao ‘Dia Mundial do Coração’. Este ano será comemorado com um dia de antecedência, a 28 de setembro, sexta-feira, já que a data certa cai num sábado, em que seria difícil realizar todas as atividades previstas.
Esta será a primeira vez que a comemoração organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC terá amplitude tão grande e o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, explica que o objetivo é virar o jogo. “Vamos fazer com que em vez de apenas atendermos os infartados e vítimas de AVC, trabalhemos na prevenção de doenças e promoção de saúde, levando informações e promovendo atitudes que evitem a ocorrência das doenças cardiovasculares”. Para isso, completa, “é preciso motivar e sensibilizar o médico que atua na ponta do sistema de Saúde, que trabalha junto à população na UBS, no atendimento às famílias no local mais próximo de onde elas residem”.   O programa a ser desenvolvido conta com apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde – COSEMSs  e das Regionais da SBC. Uma aula foi desenvolvida pela Diretoria de Promoção de Saúde  Cardiovascular da SBC para profissionais da área de saúde e está disponível na internet e uma cartilha para a população apresenta os fatores de risco que levam à morbidade e mortalidade cardiovascular e à consequente mortalidade que é altíssima, pois 320 mil brasileiros morrem a cada ano devido a doenças cardiovasculares. A cartilha e todo material da campanha podem ser acessados no link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/dmc.asp
O vídeo tem a apresentação do coordenador do programa “Agita São Paulo”, Victor Matsudo, e de Annie Bello, do Instituto Nacional de Cardiologia e mostra a importância da atividade física e de ter uma alimentação saudável, como fatores de prevenção. Os folders que serão distribuídos paralelamente mostram que o envelhecimento da população coloca tantos milhões de pessoas na faixa etária em que o infarto e o AVC são mais comuns. “Se a prevenção não for adequada, em poucos anos o custo do tratamento das doenças cardíacas se tornará insuportável para os sistemas de Saúde Pública ou Privada”, explica o cardiologista.   Ainda segundo Carlos Alberto Machado, apesar de toda a campanha permanente sobre vida saudável, 50% da população brasileira tem sobrepeso ou está obesa, 40% não come frutas, legumes e hortaliças e continua baseando sua alimentação em alimentos industrializados  e carnes com alto teor de gorduras, geralmente fritas. “E, por incrível que pareça, parte da população continua a cozinhar com banha de porco”, lembra o diretor da SBC. Paralelamente, cresce o número de hipertensos que não estão com a pressão controlada e de diabéticos não controlados que não tem a necessária adesão ao tratamento recomendado.
SERVIÇO: Data: 28/09/2012 Horário: 16h30  Local: Ponte Estaiada - Av. Raul Lopes  Atividades: medição de circunferência abdominal, peso, altura e MC aferição da PA, dosagem de glicemia, distribuição de folhetos e informações.
# Mais informações para a imprensa (11) 5533-8781 com Luchetti ou com o Dr. Elisiário Cardoso da Silva Junior (86) 3221-2946 / 9981-6904
Sociedade Brasileira de Cardiologia/Piauí – 3221-2212/9981-4576