O Presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, enviou ofício para o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apoiando as medidas anunciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA, visando a regulamentação, através da exigência de receita médica, para a administração de antibióticos no país.

Cid reiterou a necessidade de que sejam adotadas medidas governamentais de ampla fiscalização e controle para garantir o eficiente cumprimento da decisão, lembrando, inclusive, o panorama que se afigura com a disseminação da denominada super-bactéria.

Abaixo, na íntegra, o ofício do dirigente da FENAM, que foi também encaminhado ao Diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Raposo de Mello.

Ofício 223 / 2010

Brasília-DF, 28 de outubro de 2010.

Excelentíssimo Senhor Dr. José Gomes Temporão MD. Ministro da Saúde

Senhor Ministro,

Temos acompanhado o panorama, hora afigurado, da disseminação da denominada super bactéria, como também as medidas anunciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Externamos-lhes e aos seus colaboradores nosso irrestrito apoio no que se refere a regulamentação, através de receituário médico, da dispensação de medicamentos, em especial ao receituário de antibióticos no país.

Estamos convictos que as medidas governamentais atendem a segurança da população e resistências em contrário a adoção destas medidas, provavelmente relacionam-se a defesa de interesses escusos em confronto com a soberania das necessidades dos nossos pacientes.

Esperamos também senhor ministro, que sejam adotadas rígidas medidas fiscalizatórias garantidoras do eficiente cumprimento das decisões hora emanadas da ANVISA. Com os nossos respeitos.

 

Atenciosamente,

Federação Nacional dos Médicos

Cid Célio Jayme Carvalhaes – Presidente