O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí irá realizar no próximo dia 6 de agosto às 17h30 um debate entre os candidatos ao governo do Estado. O evento está dentro da programação do o VI Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico e terá como tema único “Saúde”.
 
Foram convidados os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas: Silvio Mendes (PSDB), Wilson Martins (PSB) e João Vicente Claudino (PTB), que já reservaram espaço na sua agenda para debater entre si e com a categoria médica assuntos ligados à políticas públicas de Saúde e condições de trabalho dos profissionais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“Como é ano eleitoral, vamos ouvir as propostas dos candidatos a governador e quais os compromissos que vão assumir”, declara Emmanuel Fontes, da comissão organizadora do Congresso. Para ele, o candidato que vencer a eleição deverá olhar a classe médica de maneira diferenciada do posicionamento tomado atualmente. “É uma classe que tem posições claras de luta pelos seus direitos”, garante.
 
Lúcia Santos, vice-presidente do Simepi acrescenta que os políticos precisam ter uma postura mais firme já que os problemas enfrentados na Saúde são antigos e ficam cada vez mais graves conforme o tempo passa. “Não só o executivo como o legislativo piauiense precisa mudar esta realidade encabeçando em nível nacional o debate sobre o processo da carreira médica, a dificuldade do acesso da população ao sistema público, a baixa resolutividade dos hospitais, a precarização dos vínculos do Estado com os profissionais e o refinanciamento da Saúde”, destaca. Ela afirma que neste cenário, o Piauí é um dos mais prejudicados, uma vez que o subfinanciamento da Saúde penaliza os Estados pequenos, sem contar o fato de anda não haver aqui nenhum hospital federal.
 
 
Data
O VI Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico e o Fórum Médico Jurídico acontecem nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2010. A conferência de abertura acontecerá na sede do Conselho Regional de Medicina e será ministrada pelo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, que além de médico é formado em direito, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Direito Médico - Seccional Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Pernambuco, além de especialista em Medicina Ocupacional.
 
As demais conferências e mesas, inclusive o debate, acontecem no auditório do Sindicato dos Médicos, à rua Paissandu, 1665, centro. Mais informações pelos telefones: 3221-5624/9982-2784.