Um dos eventos mais tradicionais na luta pelos direitos dos médicos, o Congresso Brasileiro sobre a Situação Médica, chega em 2010 a sua sexta edição, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto. O Piauí é pioneiro na discussão que virou referência no país e hoje faz parte dos eventos da Federação Nacional de Medicina (Fenam).  A iniciativa é do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e da Associação Piauiense de Medicina (Aspimed).

 
Segundo o coordenador do evento, Emmanuel Fontes, a diversidade do conteúdo é um dos pontos principais a serem destacados no Congresso. “A programação é vasta com temas relacionados à problemática do Sistema de Saúde. Teremos como tema principal a remuneração e condições de trabalho, além do novo Código de Ética, aposentadoria e os estabelecimentos de saúde”, pontua.
 
A sexta edição do Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico é o reflexo de um aumento na consciência dos profissionais da Saúde no Piauí. “Hoje em dia as pessoas se mobilizam mais. O Piauí era alienado no contexto nacional. Agora, é um dos expoentes, o centro dessa discussão”, descreve Lúcia Santos, membro da Comissão organizadora do Evento.
 
 
Ela ressalta ainda que o Congresso é pioneiro em trazer o estudante de Medicina para o debate de assuntos que serão importantes para ele no futuro. “Eles tomam mais consciência do que é ser um profissional, das dificuldades que poderão enfrentar. Não adianta ele se formar e ser bom tecnicamente e não conseguir se posicionar no mercado”, finaliza.
 
Fórum
Concomitantemente acontecerá o II Fórum Médico Jurídico que discutirá assuntos do Direito relacionados à área da Medicina. “Há muito tempo o sindicato tinha a intenção de realizar este fórum para proporcionar a discussão de temas que dizem respeito ao exercício da profissão, esclarecendo à categoria quanto aos seus direitos e obrigações sob a ótica do ordenamento jurídico prático”, descreve Lilian Érica Ribeiro, que faz parte da organização do Fórum. Ela explica que os temas a serem abordados expressam as principais dúvidas enfrentadas pela categoria.
 
 
Data
O VI Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico e o Fórum Médico Jurídico acontecem nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2010. A conferência de abertura acontecerá na sede do Conselho Regional de Medicina e será ministrada pelo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, que além de médico é formado em direito, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Direito Médico - Seccional Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional Pernambuco, além de especialista em Medicina Ocupacional. 
 
As demais conferências e mesas acontecem no auditório do Sindicato dos Médicos, à rua Paissandu, 1665, centro. Mais informações pelos telefones: 3221-5624/9982-2784.