Para comemorar o Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro, um movimento nacional de luta será realizado. A decisão foi tomada na última reunião da Comissão Pró-SUS, realizada na última quinta-feira (20), em Brasília, após consulta às direções das entidades nacionais.

 

A Comissão, formada por membros da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB) decidiu que ações como atos públicos, passeatas, entrevistas coletivas, café da manhã com parlamentares, audiências públicas, visitas aos hospitais, entre outras poderão ser organizadas em cada estado através das entidades médicas regionais e com o apoio das entidades médicas nacionais. A mobilização está agendada para o dia 21 de outubro.

 

Para o Secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Marcio Costa Bichara, membro da Comissão Pró SUS, o movimento será para comemorar os avanços da categoria e ao mesmo tempo, para fazer reivindicações pelas situações de trabalho enfrentadas pelo médico.

 

Na próxima reunião da Comissão, agendada para setembro, as estratégias de divulgação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) será um dos assuntos discutidos. O secretário de Comunicações da FENAM, Waldir Cardoso apontou que o PCCV já é uma grande vitória para a categoria médica, entretanto uma boa divulgação vai contribuir para que ele possa ser implementado em todos os estados e municípios.

 

Fonte: FENAM