O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI promoveu Assembleia Geral Ordinária na noite desta segunda-feira (22) para apresentar o resultado das reuniões realizadas na semana passada com a Secretaria de Administração e Previdência do Piauí - SEADPREV e Prefeitura de Teresina que tiveram como objetivo discutir o reajuste salarial da categoria e a realização de concurso para a carreira médica.

Na reunião com a secretária da SEADPREV, Ariane Benigno, foi discutido o reajuste salarial e a progressão dos profissionais médicos, que atuam no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde e, ainda, a necessidade de realização de concurso público para ingresso na carreira médica no Estado.

O Sindicato saiu da reunião com algumas definições da SEADPREV. A secretária informou que o Governo do Estado está realizando, a pedido do governador Wellington Dias, um estudo junto a todas as secretarias para levantar a necessidade de contratação de pessoal, tendo em vista a realização de concurso público no próximo ano. Outra demanda acertada durante a reunião é que o Governo do Estado vai publicar no Diário Oficial a lista de médicos que conquistaram o direito de progressão de carreira.

A questão do reajuste salarial da categoria também foi pauta da reunião na SEADPREV. O presidente do SIMEPI, Samuel Rêgo, enfatizou que o Sindicato quer participar da definição do percentual de reajuste da categoria. No próximo dia 09 de dezembro SEADPREV e SIMEPI terão nova reunião para tratar sobre o reajuste salarial da categoria.

No encontro com Dr. Pessoa, prefeito de Teresina, e Robert Rios, vice-prefeito de Teresina, esteve em discussão a as condições de trabalho da categoria junto a Fundação Municipal de Saúde.  O presidente do SIMEPI, Dr. Samuel Rêgo, foi enfático em exigir que a Prefeitura de Teresina adote um cronograma de ações para valorizar a carreira médica. Este plano deve incluir a progressão da carreira médica, a realização de concursos públicos e o fim dos vínculos precários de trabalho nas unidades de Saúde da Capital.

O prefeito Dr. Pessoa se comprometeu, ao lado do vice-prefeito, Robert Rios, em elaborar um cronograma de ações e inserir o SIMEPI dentro dessas discussões. E a partir do mês de março próximo os profissionais da saúde terão reajustados seus vencimentos, para repor perdas causadas pela inflação.

Quanto aos prazos, Dr. Pessoa afirmou que em 2022 a Prefeitura de Teresina vai realizar concurso público para a área da Saúde. E que em 2023, Prefeitura e SIMEPI voltam a discutir a implantação do Piso FENAM.