Durante a manhã desta segunda-feira (13/09), o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí - SIMEPI, representado pelo presidente e psiquiatra Dr. Samuel Moreira Rêgo, esteve no auditório do Hospital Getúlio Vargas - HGV, proferindo a palestra “A sociedade, a família e o suicídio”, em alusão à campanha Setembro Amarelo, para profissionais do hospital.

Abrindo a conversa, contamos com a participação do Dr. Antônio Geraldo, presidente Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo. “É importante frisar que o suicídio é uma emergência médica, sendo precisas ações mais concretas para a prevenção contra este ato”, falou durante mensagem online.
 
Já o Dr. Samuel Rêgo, pontuou ser preciso difundir eventos como esse durante todo o ano, devido ao aumento de casos na sociedade. Para ele, há uma falha muito grande nas políticas públicas de prevenção. 
 
“Muitas coisas precisam ser reformuladas ao nível de saúde pública, como criação de ambulatórios, presença do médico psiquiatra no hospital geral, emergências psiquiátricas e, além dessas questões médicas, dar atenção à questão social, do aumento de estresse na sociedade em sua totalidade. Além da importância de cultivar bons relacionamentos em casa, no ambiente de trabalho. Enfim, essas foram algumas das abordagens que trouxemos para essa conversa, creio que saímos com saldo positivo e mensagem enviada com sucesso” finaliza Dr. Samuel.

“É relevante discutir esse tema, ouvir e refletir sobre saúde mental. O Sindicato, fortalecendo seu papel social em nosso Estado, é uma entidade que muito se preocupa, pois depressão e ansiedade são doenças que atingem muitas pessoas e a pandemia trouxe muito disso à tona, principalmente entre nossos colegas médicos”, conclui Lúcia Santos, diretora do SIMEPI.