SIMEPI participa de evento acadêmico voltado para traumas, urgências e emergências na cidade de Parnaíba
Seguindo o seu Programa de Educação Sustentável, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí esteve apoiando o II Simpósio de Trauma, Urgência e Emergência do Delta (SITUE), evento realizado pela Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência do Delta. Acontece nos dias 20 e 21 de setembro, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), trazendo temas de discussão a diversas áreas da saúde.
Aline Araujo, presidente da Liga Acadêmica e estudante do 7º período de Medicina, um evento nessa temática é de grande importância para toda a região. “O curso de Medicina de Parnaíba foi criado pelo Programa Mais Médicos no intuito de descentralizar o ensino médico, trazendo-o para regiões menos abastecidas de profissionais. Então temos a importante missão de vanguarda de trazer alguns temas para a região da planície litorânea. A urgência e emergência é um tema bastante novo, pois a sua residência existe há 20 anos”, comenta.
“A participação e apoio do SIMEPI é vista de forma bastante positiva. Percebemos muitas vezes que as instituições médicas são muito voltadas para o profissional e não tanto nos acadêmicos. Apoiar os cursos de medicina que ainda estão caminhando, como o curso daqui de Parnaíba, que foi fundado em 2014, e os eventos realizados são essenciais. Só temos a agradecer”, disse Aline.
O Simpósio aborda temas como Aspectos éticos e legais no pronto-socorro, Ultrassonografia na emergência como complemento do exame físico, Primeiras condutas no afogamento, Acidente vascular encefálico e outros.
“Para constituir a programação, focamos em trazer profissionais aqui da cidade, pois conhecem a realidade dos atendimentos dentro dos temas trabalhados, além de palestrantes de fora também, pessoas importantes no tema de urgência e emergência, como o Coordenador de Atividades Regionais, Comissões e Comitê da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Dr. Nagele Lima. Contamos também com profissionais de outras áreas da saúde, como enfermeiros e fisioterapeutas, para ter uma abordagem multiprofissional do atendimento aos usuários que fazem uso dos serviços de saúde aqui na cidade”, completa Aline.
O médico Deodato Narciso, professor e coordenador da Liga Acadêmica, explica que a realização desse Simpósio é de extrema importância para que os alunos possam adquirir maior conhecimento do tema e melhorar a qualidade dos serviços de atendimento prestados na cidade. “É uma cultura dos cursos de medicina o desenvolvimento de ligas acadêmicas em um assunto fim e que eles promovam a auto capacitação, aumentando o conhecimento e a multidisciplinaridade. É um evento para acadêmicos de medicina da UFDPar e de outras instituições, assim como de enfermagem e fisioterapia também. Oportunidade para estudar mais sobre traumas, o que pode ser feito e melhorado para salvar mais vidas dentro desse atendimento prestado”, explica.
“Além do conhecimento adquirido e de melhorar a qualidade nos atendimentos da cidade, é de suma importância que os alunos aprendam a desenvolver atividades como palestras, a se organizar para procurar incentivos e ter proatividade grande com a liga. Isso ajuda na formação de um bom profissional”, frisa Dr. Deodato Narciso.
Representando o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, a médica Lúcia Santos enfatiza que é papel da entidade apoiar a educação continuada de estudantes e profissionais. “O SIMEPI não tem só a pauta de lutar pelos direitos trabalhistas dos médicos, carreira, melhores vencimentos e condições de trabalho. Nós nos preocupamos com o academicismo e a parte científica também. Por isso criamos o Programa de Educação Sustentável para apoiar eventos, como esse aqui de Parnaíba, que abrangem médicos e demais profissionais da saúde. É o SIMEPI se inserindo diretamente na vida dos estudantes, que são o futuro da nossa medicina, e deixando sua marca na educação continuada dos médicos”, conclui Lúcia Santos.