Em Picos (PI), com iniciativa da diretoria regional do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), aconteceu uma reunião nesta terça-feira (17), na sede da Associação Comercial do município, com a presença de autoridades políticas e representantes de associações Picoenses, para discutir e cobrar do Governo do Estado uma atitude com relação ao mau funcionamento do Hospital Regional Justino Luz.

Estiveram presentes os médicos Dr. José Almeida e Dra. Madalena, representando o SIMEPI, Dr. José Virgílio (CRM-PI), Dr. Urbano (OAB Picos), os empresários Dário e Rivaldo (Associação Comercial), o Deputado Estadual Nerinho e os Vereadores Hugo Vítor, José Luís, Evandro Paturi, Dalva Mocó, Wellington Dantas, Valdívia, Chico de Chicá.

“Hoje viemos falar dos repasses do Estado ao Hospital Regional de Picos que são bem inferiores às cidades como Parnaíba e Floriano. Outro ponto abordado foi a presença de vários especialistas em escala de plantão, como neurocirurgião, vascular, disponibilidade de UTI neonatal, cirurgias pediátricas nos hospitais desses municípios e que em Picos não tem”, explica Dr. José Almeida Leal, diretor regional do SIMEPI.

fc05695d-1732-4dd5-9570-39438289c79b

Entre os encaminhamentos da reunião:

- A Associação Comercial de Picos fará um estudo de arrecadação do município, mostrando ser a segunda cidade que mais arrecada no Estado, mas não tem retorno em investimentos na Saúde;
- Entidades médicas farão um levantamento das especialidades que atendem em Picos, Parnaíba e Floriano, com finalidade de mostrar que a cidade é a que menos tem esses profissionais especialistas;
- Deputados farão um levantamento dos repasses mensais do Estado aos municípios de Picos, Floriano e Parnaíba, para confirmar se a cidade recebe bem menos que as outras, mesmo sendo o segundo polo de Saúde do Piauí. O que resulta em um hospital com grande déficit mensal, tornando o serviço de saúde precário.
- Será feito um documento assinado por todas as associações e prefeitos da macrorregião, contendo todas as reivindicações e uma comitiva será criada, onde esta irá diretamente ao Governador Wellington Dias.

O Hospital Regional Justino Luz é referência para uma macrorregião que atende mais de 500 mil habitantes, distribuídos em 60 municípios no entorno de Picos (PI). Foi construído há 30 anos e possui uma estrutura física comprometida, pois na época era para ser um hospital provisório até a construção de um novo.