SIMEPI discute a situação da saúde em Teresina com Ministério Público do Piauí
Durante a manhã de hoje (12), o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí esteve em reunião com o Procurador de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes para discutir a atual situação em que se encontra a saúde pública em Teresina, pelo âmbito dos profissionais da área e da população. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Piauí e o SIMEPI esteve representado pelos diretores Valrian Feitosa e Francisco Cavalcante, além do advogado Pablo Forlan.
Entre os assuntos abordados, Valrian Feitosa falou sobre graves falhas que vêm acontecendo nos hospitais da capital. “Apresentamos sobre o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), que funcionam com quantidade de médicos insuficientes para ao atendimento à população, profissionais trabalhando na UPA e no hospital ao mesmo tempo e o poder público não tem feito contratações para isso”, comentou.
Francisco Cavalcante, secretário do SIMEPI, falou sobre a importância do acompanhamento do Sindicato nesse aspecto. “Encontrar essa preocupação por parte do Ministério Público do Piauí foi positivo. Nossa preocupação como médicos é atender bem a população, mas para isso é necessário ter boas condições de trabalho para que possamos prestar um bom serviço à comunidade, de forma humana. Por isso a importância do acompanhamento da entidade nesse assunto”, disse.
O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes explicou sobre a ação da promotoria em relação aos casos que já vem acompanhando. “Nosso trabalho é focado nas demandas coletivas e individuais, priorizando as coletivas por sua abrangência. Dentro dessas demandas coletivas, temos diversas ações judiciais e procedimentos administrativos. Estamos aguardando o posicionamento do poder judiciário em relação a demandas importantes, como ações civis públicas referentes a alguns setores do Hospital de Urgência de Teresina e hospitais de bairro. Houve um avanço. Em relação ao diálogo realizado com o poder judiciário, está sendo possível a realização de audiências de composição com o gestor de saúde pública do município. Com isso, esperamos que essas composições sejam realizadas e cumpridas, para a melhoria da estrutura e da prestação de serviço público de saúde em Teresina” concluiu.