Por intermédio do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), representado pelo diretor Valrian Feitosa, durante a manhã de hoje (22), o Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI) atendeu os representantes das especialidades de cardiologia e endoscopia para apresentar a contraproposta de atualização no valor dos principais procedimentos realizados por meio do Iapep / Plamta dentro dessas áreas. O encontro contou com representantes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-PI) e da Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED-PI).



Daniele Aita, presidente do IASPI, recebeu a proposta das especialidades e, após estudo de impacto financeiro na instituição, apresentou as possibilidades de reajustes das maiores demandas que cada uma necessitava. “É importante a participação das sociedades representativas junto com o SIMEPI para decidirmos juntos, dentro das nossas possibilidades, o quanto que iremos avançar com responsabilidade, vendo o que é prioridade ou que estava mais defasado”, declara.



Após acordos, os representantes de cada sociedade firmaram junto ao IASPI novos ajustes nos principais procedimentos, antecipadamente solicitados por cada, dentro do quadro limite que o órgão pôde oferecer.

“O IASPI tem demonstrado interesse em negociar e nos recebeu muito bem. Atendeu parcialmente nossas reivindicações, deixando aberto um canal de negociação. Foi positivo e proveitoso nossa reunião”, comentou Wildson de Castro Gonçalves Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Piauí. 



Para Lucídio Baldoíno, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Piauí, o encontro foi visto com bons olhos. “O encontro foi bem aberto e produtivo. Agradecemos a participação SIMEPI para esse encontro com o IASPI e vamos continuar trabalhando firme, em defesa dos honorários dos médicos dessa especialidade”, declara.



“Nós acreditamos muito no poder da comunicação e do respeito mútuo entre as instituições. Foram apresentadas propostas dentro da realidade que convivemos hoje, onde sentamos para conversar com cada especialidade e elas mostraram que alguns procedimentos tinham a necessidade dos reajustes. Temos a certeza que as especialidades de cardiologia e endoscopia saíram satisfeitas, dentro das possibilidades que convivemos e do que foi ofertado pelo IASPI”, conclui Valrian Feitosa, diretor do Sindicato dos Médicos do Piauí.