Diretoria do Simepi cobra Reajuste Salarial acordado no ano de 2015
Na manhã desta terça feira, 14 de junho, a Presidente do SIMEPI, Lúcia Santos, juntamente com o vice-presidente Samuel Moreira Rêgo, o tesoureiro Renato Leal e o diretor Valrian Campos Feitosa estiveram reunidos com o Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa e sua equipe técnica para discutirem o cumprimento do acordo estabelecido em junho do ano passado. O acordo referente a progressão da carreira médica, lei do teto redutor e ajuste do piso salarial foi cumprido parcialmente, estando o último item ainda pendente.
O Secretário de Saúde afirma que o governo tem interesse de cumprir o acordo, mas que a SESAPI encontra-se sem capacidade financeira para dialogar sobre prazos para o alinhamento do piso salarial, não havendo portando previsão exata para resolutividade do problema: “Estamos em um momento extremamente delicado, pois o Estado atingiu seu limite prudencial, não podendo no momento oferecer reajuste salarial para nenhuma classe, correndo o risco até mesmo de atrasar pagamentos”, comenta Francisco Costa, fazendo menção à portaria 115/2016 que adverte a equipe gestora do Estado sobre a concessão de vantagens, aumentos, reajustes ou adequação salarial a qualquer título, dentre outras providências.
A diretoria do Simepi, enquanto órgão representativo da classe entende que o acordo pré-estabelecido não onera valores exorbitantes e está dentro do limite garantido por direito aos médicos de todo o Estado. “Entendemos a posição do Estado e ficamos felizes por retomarmos o diálogo, mas a decisão de como proceder será discutida em audiência e tendo em vista que já tivemos cautela em esperar por uma negociação, o não cumprimento do acordo já estabelecido poderá acarretar uma nova paralisação em prol da garantia de efetivação dos direitos da classe,” afirma Drª Lúcia Santos, presidente do Simepi.
O reajuste salarial foi acordado para ser implantado em três etapas, tendo por data base para reajuste o mês de maio de cada ano (2016, 2017 e 2018). A audiência com a classe médica deve acontecer na próxima terça feira, 21 de junho.