Após aprovação de projeto de lei, Estado ganhará 47 novos médicos
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (18), o projeto de lei nº 21/16, que cria cargos efetivos de Pessoal Técnico e Administrativo na Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, serão convocados 191 profissionais da área da saúde e pessoal técnico. A presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Lúcia Santos, avalia que a medida beneficia principalmente a população, que terá um atendimento melhor nos hospitais do Estado.
No total, serão admitidos 47 novos médicos para o Estado, o que deve amenizar os problemas com os atendimentos em diversos centros de saúde, principalmente nos hospitais regionais, que concentram grande número de atendimentos.
"É uma medida que irá beneficiar a classe médica porque vai chamar pessoal concursado. Mas, principalmente, vai desafogar os atendimentos nos hospitais do Estado, agilizar e melhorar o tratamento à população, que vem sofrendo com a falta de servidores concursados para prestar um atendimento adequado", destaca Lúcia.
O projeto de lei foi enviado pelo Executivo Estadual e passou primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça e foi aprovada ontem (17). Como o projeto tramitou em caráter de urgência, o texto seguiu hoje para a Comissão de Administração e imediatamente foi votado em plenário.
Com a medida, serão criados os cargos de Agente Superior de Serviços, tais como Administrador, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Médico, Fonoaudiólogo, Nutricionista e de Biomédico; e de Agentes Técnico de Serviços, como Técnico em Radiologia, Técnico de Apoio Administrativo, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Contabilidade e de Técnico em Enfermagem.