O SIMEPI lamenta a perda do médico, Lucídio Portella, que faleceu na última sexta-feira  (30/10). Manifestamos nossos sentimentos e condolências aos familiares e amigos.


Biografia
Lucídio Portella nasceu em Valença do Piauí, era médico e político piauiense. Filho de Eustáquio Portela Nunes e Maria Ferreira de Deus, ele era o irmão mais velho do falecido Petrônio Portela Nunes e pai da deputada federal Iracema Portela (PP).
 

Formado em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em tisiologia pelo Ministério da Saúde e pós-graduação em Radiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro da Associação Piauiense de Medicina.

Durante pelo menos três décadas sua atividade política resumiu-se a acompanhar a carreira de seu irmão sempre recusando um papel mais ativo no cenário político estadual. Tal postura mudaria em 1978 quando foi referendado pela ARENA para o cargo de Governador do Piauí, indicação feita pelo presidente Ernesto Geisel e confirmada pelo Colégio Eleitoral estadual em 1º de setembro daquele ano, sendo o último governador eleito pelo voto indireto. Com a morte de seu irmão em 1980 assumiu o comando do PDS e presidiu as eleições gerais de 1982 nas quais seu partido conquistou uma ampla maioria.siologia pelo Ministério da Saúde e pós-graduação em Radiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro da Associação Piauiense de Medicina.