Foi realizada entre os dias 24 e 27 de março, em Guadalajara, no México, a Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (CONFEMEL), entidade em que o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, é vice-presidente.

 

Desta vez, a entidade foi representada no evento pelo secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, e pela secretária de Formação e Relações Sindicais, Lúcia Santos. Os membros da FENAM promoveram um  debate sobre a entrada de capital estrangeiro na saúde.

 

A discussão do tema é importante uma vez que várias constituições nacionais limitam a participação desse capital neste campo, por se tratar de uma área estratégica ao país e não deve estar sujeita à especulação. No Brasil, há diversos projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional sobre o assunto, e se faz necessário um amadurecimento do tema no âmbito internacional.

 

A CONFEMEL é composta por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Haiti, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.