A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou de reuniões em São Paulo com o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Florisval Meinão, e com diretores da Associação Médica Brasileira (AMB), na última quinta-feira (06), onde temas comuns às três entidades foram tratados e debatidos.

 

No encontro com a APM as duas entidades fizeram um balanço do movimento médico brasileiro e dos conflitos estabelecidos em várias áreas, com ênfase na contratualização dos planos de saúde.

 

Florisval convidou a FENAM a participar de um encontro da APM, no dia 27/2, onde a contratualização e as recomendações aos médicos a respeito destes contratos serão discutidas.

 

A entidade também convidou a FENAM a participar da Virada da Saúde, evento promovido pela prefeitura de São Paulo e que terá a participação de diversas entidades. A APM divulgará panfletos que informarão os direitos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) e fará uma caminhada em defesa da qualidade no atendimento no SUS. A FENAM participará do evento.

 

Na reunião com a AMB vários temas foram tratados, com destaque para a audiência que as duas entidades tiveram com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e a pouca aceitação por parte do governo das teses defendidas pelas entidades.

 

Também foram discutidas as posições do governo a respeito das cesarianas e a propaganda do governo sobre racismo. Sendo a posição das duas entidades semelhantes nas críticas como o problema é abordado.  “O que há nas propagandas do governo é a intenção de criminalizar a categoria médica”, avaliou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

 

Outro ponto importante da reunião foi a participação das duas entidades na Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (Confemel) e a necessidade de levar pautas de interesse do Brasil para serem discutidas nas conferências da confederação

 

A questão da contratualização também foi debatida no encontro, sendo firmado acordo no sentido de tentar orientar a cobrança de valores tendo como referência a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).