Atuação do SIMEPI é elogiada durante evento da Academia de Medicina
Durante a solenidade de entrega do I Prêmio Mérito Médico Piauiense, o presidente da Academia de Medicina do Piauí, Luiz Ayrton Santos, agradeceu o apoio do Conselho Regional de Medicina e elogiou o trabalho do Sindicato dos Médicos na defesa dos interesses da categoria. Luiz Ayrton ressaltou que as Entidades Médicas atuam no sentido de resguardar os princípios básicos do exercício da profissão, como a prática do humanismo e o respeito à moralidade e à ética.
A entrega do prêmio aconteceu no auditório do CRM-PI e contou com a presença dos membros titulares da Academia, assim como de profissionais médicos das mais diversas especialidades. Na ocasião também foi lançada a revista Sthetos, publicação oficial da Academia de Medicina do Piauí, responsável pela realização do Prêmio.
Os vencedores da premiação, no valor de R$ 4 mil foram os médicos Sabas Carlos Vieira, Benedito Borges da Silva, Rodrigo Beserra Sousa e Luiz Carlos Zeferino, com o trabalho “Estudo do Linfonodo Sentinela em Câncer do Colo do Útero com a Utilização do Azul Patente e Tecnécio-99". Durante a solenidade, os presentes também puderam assistir à palestra “Pode o médico viver mais e melhor?”, ministrada pelo médico e professor Carlos Iglesias.
De acordo com Luiz Ayrton Santos Junior, o Mérito Médico Piauiense nasceu para ser o maior prêmio médico-científico do estado, e a intenção é que, em suas próximas edições, o evento conte com um maior número de inscritos e mais qualidade ainda nos trabalhos apresentados.
Para a realização do prêmio, a Academia contou com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). Também deram apoio ao projeto as clínicas Bionuclear, Bionálise e Flávio Santos, Hospital de Olhos Francisco Villar e Hospital da Mama, além da farmácia Botica.