O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, foi eleito na última quinta-feira (13) para o cargo de vice-presidente da Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (CONFEMEL), durante Assembleia Geral Ordinária para o biênio 2015/2016, ocorrida na Argentina.
 
A CONFEMEL representa todos os países a ela associados perante qualquer instituição Pública ou privada, em âmbito nacional ou internacional. Cabe também à entidade auxiliar no planejamento e execução das políticas públicas de saúde dos países membros da Confederação.
 
A eleição foi uma grande vitória para a FENAM e resultou de acordo onde o Brasil assumirá a vice-presidência da instituição para o próximo biênio, mas que em seguida, para o biênio 2017/2018, Geraldo Ferreira, será alçado ao cargo de presidente da CONFEMEL, o compromisso deverá ser confirmado em 2016, quando o Congresso que escolherá o novo presidente acontecerá no Brasil.
 
O país já exerceu o cargo de presidente da CONFEMEL por meio de Marco Antônio Becker, conselheiro do CFM, no biênio 2007/2008, mas esta será a primeira vez que o vice-presidente será alguém indicado pela FENAM. Na gestão anterior a FENAM conseguiu indicar um dos secretários.
 
O acordo entre os países membros demonstra o fortalecimento da FENAM e o reconhecimento do esforço no sentido de melhorar a qualidade de vida e trabalho dos médicos, bem como da saúde como um todo. “A presença da FENAM neste momento, na vice-presidência da CONFEMEL é uma responsabilidade muito grande pelo papel de liderança que o Brasil tem na América e pelo nosso compromisso com democracia, qualidade do trabalho, remuneração justa e com assistência digna à população”, afirmou Geraldo Ferreira.
 
Diretoria eleita:
 
 
Presidente: Dr. Carlos Jañez (Argentina)
 
1º Vice-presidente: Dr. Geraldo Ferreira Filho (Brasil)
 
2º Vice-presidente: Dr. Aníbal Cruz (Bolívia)
 
3º Vice-presidente: Dr. José María Busto (México)
 
Vice-presidente Região Sul: Dr. Gustavo Grecco (Uruguai)
 
Vice-presidente Região Andina: Dr. César Palomino (Peru)
 
Vice-presidente Região Centro-Americana e do Caribe: Dr. Alexis Castillo (Costa Rica)
 
Vice-presidente Assuntos Profissionais: Dr. Douglas Léon Natera (Venezuela)
 
Secretário Geral: Dr. Gerardo Eguren (Uruguai)
 
Secretário de Hacienda y Finanzas: Dr. Rubén Tucci (Argentina)
 
Vogais:
 
Dr. Jean Carlos Fernández (Brasil)
 
Dr. Julio Apodaca (Paraguai)
 
Dr. Sergio Isaza (Colômbia)
 
Dr. Marino Ramírez (Costa Rica)
 
Dr. Luis Velozo (Chile)
 
Dr. Armando Salcedo (Equador)
 
Dr. Roberto Matano (El Salvador)
 
Dr. Ignacio Berríos (Argentina)