No final da década de 70 e início dos anos 80, a crise econômica tinha se agravado ainda mais. A classe trabalhadora brasileira estava em efervescência, o arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho se tornaram inaceitáveis e grandes mobilizações ocorreram especialmente no ABCD Paulista, com o surgimento de importantes lideranças que levaram ao renascimento do movimento sindical no Brasil.
Mas a repressão militar, que motivou diversas prisões de lideranças sindicais e intervenções em sindicatos, proporcionou um resultado diferente do esperado pelos quartéis. Ajudou, na contramão, a consolidar as lideranças, os sindicatos emergentes e o projeto de abertura política. Essas pressões sociais desembocaram na aprovação da Lei da Anistia, da Reforma Partidária e no maior movimento de massas de nossa história: a Campanha Diretas Já.
Gestado dentro da Associação Piauiense de Medicina, presidida pelo médico Marcos Aurélio Rufino, e com forte apoio da Federação dos Hospitais, dirigido pelos médicos David Cortelazzi e Dib Tajra, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí nasceu nesse período de turbulência, mais precisamente no dia 23 de junho de 1980, com a denominação de Associação Profissional dos Médicos do Estado do Piauí, com Termo de Abertura e registro na Delegacia Regional do Trabalho em Teresina e o consequente requerimento da carta sindical, cumprindo uma exigência legal da época prevista no art. 577 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.
Depois de aprovado o estatuto da nova Associação, foi eleita por aclamação a sua primeira diretoria, tendo a frente o médico Fernando Gomes Correia Lima, nosso primeiro presidente, passando a fazer suas reuniões na sede da Associação Piauiense de Medicina.
Cronologia:
08 de janeiro de 1981 - Foi alcançado 1/3 legal dos integrantes da categoria;
15 de abril de 1981 - Concedida a carta sindical ao SIMEPI em despacho do Senhor Ministro do Trabalho e Previdência Social - Processo MTb - 31 1334/80 Reg. Livro 89 fls 43.
Desenvolvimento: Thiago Soares - SIMEPI, Rua Paissandu, 1665 - Centro - Teresina/PI (86) 3221-5624 / (86) 9982-2784 / (86) 99994-2879